domingo, 21 de junho de 2020

Caiu na folia...

Covid-19 se espalhou pelo Brasil no período de Carnaval, confirma pesquisa
JornaldaCidade
João Doria e Wilson Witzel

Dados obtidos em pesquisa realizada pela Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) confirmam que mais de 100 diferentes linhagens do novo coronavírus (SARS-CoV-2) chegaram ao Brasil entre os meses de fevereiro e março de 2020 (período do carnaval), mas apenas três delas - muito provavelmente vindas da Europa - continuaram a se expandir no País.

Essas três linhagens emergiram nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro entre 22 e 27 de fevereiro.

O Carnaval no Brasil aconteceu no dia 25 de fevereiro.

Os desfiles das escolas de samba de São Paulo aconteceram nos dias 21 e 22 de fevereiro (sexta e sábado).

No Rio de Janeiro, as escolas do Grupo Especial desfilaram na Sapucaí nos dias 23 e 24 de fevereiro (domingo e segunda).

Para chegar a essas conclusões, os cientistas usaram um modelo de transmissão orientada pela mobilidade da população. Informações sobre viagens aéreas e sobre as mortes confirmadas por covid-19 entre fevereiro e abril foram cruzadas com dados genômicos do SARS-CoV-2 obtidos pelo sequenciamento de quase 500 isolados virais de pacientes diagnosticados em 21 dos 27 estados brasileiros (contando o Distrito Federal).

O trabalho foi conduzido no âmbito do Centro Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (CADDE).

Um comentário:

Unknown disse...

Olha o Corona aí gente!
Ninguém lembrou de gritar.
Tomou papudo!