terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

O país precisa de reformas estruturais

Estabilidade virá com a Previdência, diz ex-secretário
OpiniãoLivre

O economista José Roberto Mendonça de Barros afirmou que o Brasil precisa urgentemente de estabilidade, que pode ser conseguida a partir da aprovação da reforma da Previdência. De acordo com ele, em entrevista para o portal Estadão, o País está no que chamou de uma “bifurcação”.

“Nunca foi tão claro que estamos diante de uma bifurcação. Ou voltamos a crescer com estabilidade ou afundamos de novo na mediocridade”, indicou o especialista que é sócio da MB Associados e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Além disso, Mendonça de Barros, disse também que a não realização da reforma pode resultar em um período de recessão econômica. Isso porque, segundo ele, “viram as expectativas e volta todo o mundo —empresas e consumidores— para o tal modo de sobrevivência, reduzindo a demanda”.

“As pessoas estão machucadas e com medo de gastar. O trabalhador olha para o lado, e seu antigo companheiro não está mais lá. Nas empresas, é a mesma coisa. O empresário que viu a falência de perto não vai sair fácil da zona de conforto. Ele tem que estar muito convencido de que o país vai voltar a crescer para investir. E, mesmo quando o crescimento vier, algumas empresas quebrarão, pois estão tão fragilizadas que não vão acompanhar a recuperação do mercado”, conclui.

Nenhum comentário: