terça-feira, 4 de abril de 2017

Imprensa russa divulga imagem do suspeito de ataque terrorista no metrô
Governo russo fala em ataque terrorista em São Petersburgo. Pelo menos 10 pessoas morreram e 47 ficaram feridas após uma explosão
Correio Braziliense
A estação de televisão russa Ren TV publicou a fotografia do homem suspeito de ser o autor da explosão que matou ao menos 10 pessoas no metro de São Petersburgo. O suspeito aparece nas nas imagens do sistema de videovigilância do metrô e a imagem do suspeito foi divulgada pela imprensa local.

O Gabinete do Procurador-geral fala que em “ataque terrorista” o metrô de São Petersburgo, nesta segunda-feira (03/4) que deixou ao menos 10 pessoas mortas e 47 feridas. O premiê russo, Dmitry Medved, afirmou através de sua rede social que a explosão foi um "atentado terrorista". 

"A investigação foi aberta por ato terrorista", indicou o Comitê de Investigação russo em um comunicado oficial, acrescentando que os investigadores também irão examinar todas as outras eventuais pistas. A explosão ocorreu às 14h40 locais (8h40 de Brasília) enquanto o trem se movia da estação Tekhnologichesky Institut para a Sennaya Ploshchad, de acordo com relatos de testemunhas

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) convocou seus adeptos a atacar a Rússia em função da intervenção russa em apoio às forças do presidente Bashar al Assad na Síria, desde setembro de 2015. A Rússia tem sido desde então alvo de vários atentados, mas todos ocorreram nas instáveis repúblicas russas do Cáucaso. Os serviços de segurança russos anunciaram em várias ocasiões ter desmantelado células extremistas que tinham a intenção de atacar a capital Moscou ou a cidade de São Petersburgo.

Uma bomba caseira foi encontrada nesta segunda-feira no metrô de São Petersburgo, depois que a rede foi fechada em função de uma explosão que matou dez pessoas e deixou dezenas de feridos, informou o Comitê Nacional Antiterrorista citado por agências russas. "Uma bomba caseira foi detectada a tempo na estação de Ploshad Vosstaniya e foi neutralizada", indicou o organismo.

Nenhum comentário: