sábado, 18 de março de 2017

Cartaxo segue histórico de Cássio e Ricardo e pode ser a bola da vez para disputar o Governo em 2018
Helder Moura
Vamos combinar: o atual cenário sinaliza o prefeito Luciano Cartaxo como a bola da vez para disputar o Governo em 2018. Segue lógica recente da história recente da Paraíba. Cássio Cunha Lima saiu da Prefeitura de Campina pra disputar o Governo, em 2002. Pela oposição. Da mesma forma, Ricardo Coutinho deixou a Prefeitura de João Pessoa, em 2010, também pra disputar o Governo. Pela oposição.

Cartaxo segue idêntico figurino. Como, de certa forma, também o prefeito Romero Rodrigues. Os dois estão fortalecidos após a vitória nas urnas de 2016. Cartaxo, porém, leva certa vantagem, vez que parte de colégio eleitoral de maior densidade. E ainda pela circunstância de deter apoio de pesos pesados como o PMDB do senador Zé Maranhão e o vice Manuel Júnior, o PSDB do senador Cássio, dentre outros.

Esse é o cenário que, obviamente, pode mudar até a disputa do próximo ano. Vai depender muito de como Cartaxo irá conduzir politicamente a tessitura das alianças ou como evitará ruídos em sua base que possam comprometer seu projeto futuro. De qualquer forma, a preço de hoje, é flagrante certo favoritismo, independente de qual seja o candidato apoiado pelo governador Ricardo Coutinho.

Mesmo porque todos aqueles até agora especulados não demonstraram consistência eleitoral para enfrentar a longa maratona do embate até 2018, a saber: Raimundo Lira, Gervásio Filho, Veneziano, Estela Bezerra e João Azevedo. A curiosidade é que o governador jamais se referiu à vice Lígia Feliciano como uma eventual candidata ao Governo.

Almoço Um almoço promovido, na tarde desta sexta-feira (dia 17), reuniu Luciano Cartaxo, o vice Manuel Júnior e diversos prefeitos do Estado. Na pauta, debate sobre as políticas públicas aplicadas em João Pessoa. Na verdade, uma metáfora que pode ser compreendida como uma prévia de apoios visando 2018. A candidatura de Cartaxo vai se consolidando.

Segundo informações à Imprensa, foram os prefeito de Pedra Lavrada, Picuí, Pedro Régis, Montadas, Tacima, Jacaraú e Riachão que tomaram a iniciativa de promover o encontro.

Nenhum comentário: